Segundo o Dicionário Ilustrado de Arquitetura, escada é: " Elemento constituído por uma sucessão de DEGRAUS destinado a permitir circulação vertical entre níveis diferentes. A sucessão ininterrupta de degraus é chamada LANCE. Dois lances sucessivos são separados por um PATAMAR, quando a escada possui maior desenvolvimento. Quando faz retorno, ou seja, quando não é de um lance reto, o espaço vazio resultante da deflexão é chamado BOMBA. Quando interna, desenvolve-se dentro do espaço chamado CAIXA DE ESCADA. Quando é solta ou desencostada em um de seus lados, a VIGA onde são engastados os degraus é chamada BANZO. O elemento que serve de apoio à mão na subida ou descida é chamado CORRIMÃO ou MAINEL. A linha imaginária que indica o caminhamento feito, paralela ao corrimão e distanciada deste em cerca de 0,5 m, é chamada LINHA DE PISO. Para permitir subida sem fadiga deve ter no máximo onze degraus seguidos ou 21 degraus divididos por patamar. Sua largura depende da função utilitária e decorativa. Sua largura mínima é de 70 cm a 80 cm. Quando serve de passagem para duas pessoas deve ter largura maior ou igual a 1,10 m. Quando serve de passagem a três pessoas deve ter largura aproximada de 1,90 m.". (ALBERNAZ; LIMA, 1998)
Para a NBR 9050/2015, "uma sequência de três degraus ou mais é considerada escada."
Em suma, escada é uma sequência de degraus que permitem a circulação vertical, comumente usada nas edificações é usada em acessos e em mudanças de nível.
Para calcular a escada precisamos de alguns conhecimentos prévios:
- Altura (h): é a distância de piso a piso que a escada vencerá
- Largura (l): deve ser estabelecida pelo fluxo de pessoas (conforme a NBR 9077), sendo a largura mínima 1,20m.
- Pisada (p): pode também ser conhecida como piso, e é a superfície horizontal do degrau, ou seja a largura do mesmo.
- Espelho (e): é a superfície vertical, sendo essa a altura do degrau.
A NBR 9050/2015 estabelece que as seguintes condições devem ser atendidas:
a) 0,63 m ≤ p + 2e ≤ 0,65 m, (ou 2p+e = 63-65)
b) pisadas (p): 0,28 m ≤ p ≤ 0,32 m
c) espelhos (e): 0,16 m ≤ e ≤ 0,18 m.
A escada calculada respeitando essas condições será confortável e segura.
Além do cálculo da escada, esta norma aborda outras regularizações como rampas, corrimãos, guarda-corpos, entre outros.
Bibliografia:
Norma Brasileira. Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. 3. ed. ABNT, 2015. (NBR 9050/2015)
ALBERNAZ, Maria Paula; LIMA, Cecília Modesto. Dicionário Ilustrado de Arquitetura. 1. ed. Rio de Janeiro: Proeditores, 1998. 225 p.