top of page

Qual tipo de forro?

  • Foto do escritor: UmTres
    UmTres
  • 24 de jul. de 2018
  • 3 min de leitura

Já olhou para o teto?


Sabe qual é o tipo de forro que foi utilizado?


A cada dia novas tecnologias são desenvolvidas e assim novos tipos de forro também surgem. A 1|3 separou 10 tipos de forros para falar um pouquinho mais sobre o que são, quais são suas vantagens e desvantagens.


1. Forro de Gesso



O forro de gesso pode ser em placas maciças ou gesso acartonado. As placas de gesso maciças trazem grande vantagem na praticidade de se embutir a iluminação, além de esconder as vigas quando indesejadas, esse tipo de gesso, além de muito pesado também absorve a umidade com muita facilidade; já o gesso acartonado é uma chapa produzida industrialmente, com maior rigidez e menor propensão a trincas, quando comparado ao outro forro de gesso, a única desvantagem é o maior custo.


2. Forro de Madeira



O forro de madeira apresentam inúmeras vantagens estéticas, além do conforto térmico e acústico trazido por esse material; pode ser utilizado para ambientes internos e externos, desde que devidamente tratado. Os valores para esse forro são bastante variáveis, dependendo das madeiras disponíveis no mercado, além disso é necessário tomar cuidado pois existe a possibilidade de pragas,


3. Forro de PVC



O forro de PVC é visto como uma solução de baixo custo, pois tem fácil instalação, manutenção e não necessita de pintura, hoje existem várias cores disponíveis no mercado. Em contra partida, apresenta baixo isolamento térmico e acústico, portanto necessita de uma cobertura de lã de rocha para desempenhar essas funções.


4. Forro Modular



O forro modular é muito utilizado em ambientes corporativos e escritórios devido a fácil instalação de dispositivos no teto, além do fácil acesso a parte interna do forro. Neste casos é o tipo de fechamento que determina o desempenho térmico, acústico e o valor do mesmo.


5. Forro Metálico



O forro metálico possibilita grande variedade de formas e cores, assim como é facilmente removível, porém não é indicado para regiões com maresia, como cidades litorâneas, e apresenta significativa deficiência no isolamento térmico e acústico.


6. Forro de Bambu



O forro de bambu tem sido muito utilizado para pergolados, é um ótimo material para compor uma treliça com aparência bonita, leve e rústica, além de sustentável. O maior problema do bambu é que ele sofre com o desgaste natural, e além disso pode sofrer com a ação de bactérias e fungos.


7. Forro de Concreto Aparente



O forro de cimento ou concreto aparente é uma aposta no estilo industrial, é um tipo de forro que dispensa pintura, é resistente a umidade e permite o aproveitamento da laje. A desvantagem desse forro é que ele diminui a luminosidade do ambiente, exigindo maior iluminação, sendo ela natural ou artificial.


8. Forro de Fibra Mineral



O forro de fibra mineral é muito utilizado em ambientes públicos, tem alto desempenho acústico, isolamento térmico, ação anti-bactericida, boa resistência mecânica e reflexão da luz, que geral economia de energia. Esse forro não é indicado a locais úmidos, e por não ter um acabamento liso, dificulta a limpeza.


9. Forro de Isopor



O forro de isopor ou poliestireno expandido é leve e de fácil instalação, além do bom desempenho térmico e acústico; é considerado de baixo custo; e é resistente a pragas e bactérias. O maior problema desse tipo de forro é que ele apresenta baixa resistência ao fogo, portanto não é indicado para espaços com risco de incêndio.


10. Forro de Pallet



O forro de pallet é uma forma de reaproveitamento de paletes, além disso é desmontável; porém, assim como o forro de madeira, sofre com o risco de pragas.


A Equipe da 1|3 espera que agora fique mais claro para saber quais são os principais tipos de forro disponíveis no mercado, além de saber um pouquinho mais sobre eles.


Imagens disponíveis em <https://casaefesta.com/qual-melhor-tipo-de-forro/>; <https://casaeconstrucao.org/materiais/forro/>

Comments


bottom of page