Rodapés - Como escolher?
- UmTres
- 29 de jan. de 2019
- 1 min de leitura

Rodapés são importantes pois protegem o revestimento das paredes da umidade, protegem as paredes contra impactos ou batidas de objetos; e ainda dão um melhor acabamento no encontro entre piso e parede; além disso, alguns modelos também permitem a passagem de fiação elétrica.
Existem basicamente 4 tipos de rodapé:
- Convencional, no qual o rodapé é sobreposto a parede, desta forma fica saliente em relação a ela.
- Embutido, no qual o rodapé fica nivelado com a parede e a grande vantagem desse tipo é que não acumula sujeira na parte superior da peça.
- Invertido, também conhecido como bunha, exige uma instalação mais cuidadosa e especializada.
- Arredondado, ou hospitalar, é aquele que facilita a limpeza completa e assim atende todas as normas de higiene de hospital, clínicas e laboratórios
Quanto aos materiais, os principais são:
- Cerâmica e Porcelanato: são uns dos mais utilizados por serem o mesmo material para o piso e para o rodapé, logo a continuidade do material é uma grande vantagem desses materiais, além da resistência à umidade; para o assentamento é necessário uso de argamassa e rejunte.
- Madeira: é um dos mais tradicionais, com diversas cores, modelos e tamanhos, por não serem muito resistentes, surgiu a opção em MDF, que por ser fabricado com fibras de madeira possui qualidade e maior durabilidade.
- Poliestireno (Plástico): são bastante conhecidos pela praticidade e durabilidade, além da possibilidade de esconder os fios elétricos.
- Gesso: é um acabamento suave e permite formas diferenciadas.
- Cimento: é uma ótima opção quanto a questão financeira, além da durabilidade desse material.
A escolha do rodapé depende principalmente da intenção do projeto e da disponibilidade financeira.
Commentaires