Sistemas construtivos: Tradicional x Pré-Fabricados
- UmTres
- 25 de jul. de 2018
- 1 min de leitura

Entre os sistemas construtivos tradicionais, podemos citar o mais comum que é alvenaria, que pode ser a alvenaria comum com estrutura de concreto, ou alvenaria estrutural; nos pré-moldados, temos os métodos convencionais como o concreto pré-moldado ou sistemas inovadores como construção com containers, Steel Frame ou o Wood Frame, que chegou ao Brasil em 2009, que é sobre o qual falaremos neste post.
Segundo o economista Elcio Carelli, 60% dos resíduos produzidos nas cidades brasileiras é proveniente da construção civil.
Desta forma, verificamos a primeira vantagem que obtemos com utilização desse sistema, visto que, na comparação entre os métodos construtivos temos que, esse sistema pré-fabricado gera em torno de 85% menos resíduos.
O prazo é outro grande benefício que esse sistema traz: sua execução é prática e demanda menos tempo para a construção, podendo chegar a reduzir 6 vezes o prazo de entrega!
Além das vantagens já citadas, a madeira também tem um caráter de ampliação do conforto térmico, logo redução do consumo de energia.
Vale lembrar que casas construídas a partir do Wood Frame não tem nenhum tipo de restrição quando ao uso dos acabamentos, e também não apresenta prejuízos quanto a durabilidade quando comparada aos métodos tradicionais.
Devido ao grande número de vantagens apresentadas por esse sistema, esse tipo de construção vem ganhando espaço no brasil, embora ainda não haja uma norma especifica que atenda esse tipo de construção, por isso devem ser observadas normas internacionais.
É um sistema versátil, moderno, sustentável e durável, que traz economia e agilidade à obra.
Porque não adotar?
Comentários