Existem diversos tipos de vidros, indicados para diferentes situações. A NBR 7199 – Vidros na Construção Civil – Projeto, execução e aplicações é a referência para aplicações dos vidros na construção civil.
- Vidro Acidado: é aquele que fica esbranquiçado após tratamento com ácido, o que diversifica suas possibilidades de uso; é uma ótima opção para divisórias
- Vidro Antirreflexo: chega a ser cinco vezes menos reflexivo que o vidro convencional, por isso é bastante utilizado em quadros e cristaleiras, assim como em situações nas quais o reflexo pode causar incômodos e outros prejuízos.
- Vidro Autolimpante: é indicado para aplicações em locais de difícil limpeza, esse tipo de vidro tem uma espécie de repelidor de partículas como poeira e fuligem, desta forma reduz a necessidade de lavagem.
- Vidro Colorido: foi muito utilizado em vitrais de Igrejas e em residências; atualmente tem sido usado como um toque de vivacidade ao ambiente.
- Vidro Laminado: é mais resistente a quebra, e por isso tem diversas aplicações, por exemplo, desde a mesa de jantar até a mesa do home office podem utilizar esse tipo de vidro.
- Vidro Duplo: é uma ótima opção para conforto térmico e acústico, pois o vazio entre os dois vidros é capaz de reduzir a passagem de som e de calor.
- Vidro Reflexivo: é um tipo de vidro que não retem muito calor, e por isso muito utilizado para projetos sustentáveis.
- Vidro Impresso: também conhecido como fantasia, é um tipo de vidro que é impresso assim que sai do forno, assim, apresenta desenhos suaves e uniformes, com propriedade de difundir a luz, mantendo a privacidade sem perder a luminosidade.
- Vidro Temperado: fabricado a partir do vidro comum e submetido a um choque térmico que o torna mais resistente a quebra por impacto, maior resistência mecânica e térmica. Outra característica desse tipo de vidro é que ele pode ser instalado com ferragens, sem caixilho.
- Vidro Serigrafado: é aquele que embora permite o aproveitamento da luz natural, ainda permite certa privacidade.
Em suma, embora o vidro seja um recurso utilizado há muito tempo, as tecnologias então sempre em desenvolvimento e assim surgem novos tipos de vidros.
Comments